sábado, 21 de abril de 2012

Tenthecoris bicolor - ATENÇÃO

Tenthecoris bicolor.

Quando vi pela primeira vez pensei que fossem filhotinhos de aranha. Por serem de cor preta e brilhante, fiquei meio preocupada com que tipo de aranha eu estaria "convivendo". Como sou meio "Mister Magoo", e eles são bem pequenos, resolvi tirar uma foto para observar melhor e pesquisar na Internet que espécie de aracnídeo seria. Ao ver a foto no computador percebi que tinham apenas seis perninhas e não oito. Então após uma pesquisa mais apurada descobri ser a "Baratinha Vermelha", ou, Tenthecoris bicolor. Essa praga suga a seiva da folha jovem deixando a mesma cheia de pontinhos brancos, e enfraquece a planta. Descobri esse bichinho no "Berçario", mas já o localizei no Pergolado. Não são difícies de capturar. No Berçario, como as mudas jovens são delicadas e pequenas, fiquei com receio de machucá-las ao tentar pegá-los, então fiz um cotonete com espetinho de churrasco e passei o algodão em margarina, ficou bem pegajoso, bastava encostar neles e ficavam presos. Nas planta adultas não foi preciso tudo isso.
De qualquer forma utilizei um inseticida apropriado em todas as plantas, para prevenir.

Nesta foto dá para ver a "turminha" reunida embaixo da folha da mudinha de Vanda.



 Na próxima foto o detalhe do Tenthecoris bicolor (Baratinha Vermelha).
 

2 comentários:

  1. Estou tendo problemas com estes insetos, gostaria de saber se existe um controle natural para estes, pois não recomendaria inseticida, porque como todos sabem, o uso destas substâncias podem interferir no curso natural da natureza e até mesmo estes insetos desenvolverem resistência!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, segundo meu amigo e também orquidófilo Adriano Tomé, você pode utilizar a receita abaixo:
    Calda de Santa Maria:
    Bater no liquidificador 200 g de erva de Santa Maria (Dysphania ambrosioides) em 1 litro de água fria, deixar descansar durante 6 horas. Coar a mistura e espremer com as mãos a massa que ficar na peneira para extrair bem todo o suco. Dilua o extrato obtido em 5 litros de água limpa. Pulverize o preparado sobre as partes atacadas, sempre sob sol ameno.

    ResponderExcluir