segunda-feira, 28 de maio de 2012

Dilema de todos os orquidófilos: espaço.

Um dos maiores problemas que a maioria dos orquidófilos e colecionadores enfrenta é a falta de espaço para o cultivo de suas amadas plantas.

Sempre estamos comprando, trocando ou ganhando novas plantas, e também a cada 2 ou 3 anos precisamos replantar nossas orquídeas e muitas vezes um vaso vira 2, 3, 4 , 5, e até mais.

Infelizmente, e felizmente, eu também tenho esse problema.

No meu pergolado a maioria das plantas está pendurada, mas essa forma de cultivo às vezes nos reserva surpresas desagradáveis, pois alguma planta pode estar apresentando algum problema e não está ao alcance da nossa visão, e quando tomamos conhecimento é tarde demais.  Outro problema são as plantas de grande porte.

Recentemente fiz uma prateleira, fixada na parede com suportes tipos "Mão Francesa". Ficou bom, mas não era o suficiente e aí veio um problema: as demais paredes não podiam receber uma prateleira fixa, isto causaria alguns problemas de circulação e acesso.

Então veio a idéia: uma bancada com rodízios. A madeira eu já tinha, era de um telhado que foi recentemente reconstruído, então comprei alguns itens bem interessantes: tela soldada para preencher a prateleira, rodízios fixos e direcionais e com freio, parafusos, arruelas e porcas (não sei pregar, ou entorta ou voa longe, e sempre tem o risco da madeira rachar, ou estourar um dedo), e munida das ferramentas básicas, serra tico-tico, furadeira, parafusadeira, grampeador de tapeçaria e sargentos, mãos à obra.

Eis abaixo algumas fotos da "Obra Prima", digamos abstrata, não ficou perfeito como o trabalho de um profissional, mas eu gostei muito do resultado final. E ganhei bastante espaço para meus vasos com a comodidade de poder move-la quando necessário. Ela ficou com 183 x 50 cm, e com uns 65 cm de altura.







Nenhum comentário:

Postar um comentário