sábado, 22 de setembro de 2012

Sim, é uma orquídea !!!!!




Para muitas pessoas orquídeas significam flores muito bonitas, exuberantes em suas cores e com aquele formato tradicional das Cattleyas.

Também muito conhecidos são outros gêneros como Phalaenopsis, Cymbidium, Oncidium e Dendrobium. Atualmente são comercializadas até em hipermercados!!

São vistosas, chamativas e realmente muito bonitas. A grande maioria dessas orquídeas é formada por híbridos, frutos de cruzamentos elaborados para garantir formas e cores muito atrativas e retorno comercial.

Não que os amantes e estudiosos não reconheçam seu valor, até porque, todos nós, hoje orquidófilos, com raríssimas exceções, começamos nossas coleções com alguns deles, híbrido ou espécie, comprado e/ou presenteado.

Mas o tempo passa e nos aprofundamos no conhecimento dessa família botânica, a Orchidaceae.

A família Orchidaceae é uma das maiores famílias botânicas, se não a maior. Algumas literaturas falam em 30  mil, outras 25 mil espécies catalogadas. Para se ter uma idéia corresponde a cerca de 8% de todas as plantas com sementes do planeta e ocorre em todos os continentes, exceto na Antártida. E estes números não incluem a enorme quantidade de híbridos e variações que são desenvolvidos todos os anos por cultivadores.

Bem, após essa breve explanação sobre a família Orchidaceae, vamos ao tema e ao objetivo desta postagem: mostrar aos amigos e visitantes imagens lindas, curiosas, inusitadas e até estranhas.

Sim, as flores nas fotos a seguir são orquídeas!!!

Uma informação muito importante: esta postagem só foi possível graças à ajuda de meus amigos Adriano Tomé (sugestões de espécies) e André Merez (correção do texto).

Caleana major – (Pato)
  
Ophrys apifera – (Abelha)

Diuris magnífica – (Coelho)
 
Galeandra chapadensis – (Beija-flor)

Dracula símia – (Macaco)

Polyrrhiza lindenii – (Rã)
 
Ponerorchis graminifolia – (Borboleta)

Stenoglottis longifolia – (Lula)

 Baptistonia echinata – (Enxame de Abelhas)

 Psychopsis papilio – (Borboleta)

 Barkeria uniflora (Cabeça de Serpente)

E na minha opnião, a mais linda e surpreendente de todas:
Habenaria radiata (O voo da Garça)



Algumas imagens acima foram captadas da internet e foram utilizadas sem nenhuma finalidade lucrativa. Os direitos das imagens estão totalmente reservados aos seus respectivos autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário