domingo, 2 de dezembro de 2012

Exercício de paciência e dedicação.



É sempre muito bom quando temos a oportunidade de ir a um orquidário, ou uma exposição, e sair de lá com um belo exemplar, adulto, florido, adicioná-lo à nossa coleção e aproveitar os dias de floração, admirando sua beleza, o que nos fez escolhê-lo dentre tantas outras.

Mas às vezes não conseguimos comprar uma determinada planta adulta, o motivo pode ser financeiro, determinados exemplares são realmente muito caros, ou até mesmo por não encontra-los à disposição para venda.

Então quando temos a oportunidade de encontrar “mudinhas” aí se inicia um longo e delicioso “exercício de paciência e dedicação”.

E mais cedo ou mais tarde, geralmente mais tarde, somos recompensados com a primeira floração.

Abaixo três exemplos de plantas que foram adquiridas bem jovens e agora me permitem apreciar sua beleza, tão desejada.

Vanda Kasem's Delight x Vanda Dr Anek

Novembro de 2006: adquirida no Orquidário Morumby (SP)
Dezembro de 2012: primeira floração.








Cattleya loddigesii
Outubro de 2007: adquirida no Orquidário Paulista (SP)
Julho de 2012: primeira floração



Dendrobium fimbriatum oculatum

Setembro de 2006: adquirido em produtor localizado na Av Sta Cruz, em SP.
Outubro de 2012: primeira floração.



     
É assim, demorado e educativo, lapida nossa paciência, nos ensina que tudo tem seu tempo e seu momento, lições muito úteis para a Orquidofilia e a para a Vida!!


    

7 comentários:

  1. Belíssimo trabalho, Meire!

    Sempre tive vontade de ver uma postagem desse tipo, mostrando a planta jovem e depois o resultado de vários anos de paciência e dedicação! Isso é realmente orquidofilia... Esse verdadeiro conceito de "cultivar" de fazer a planta dar o que ela tem de melhor. Gostei muito mesmo!!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. André, muito obrigada!! Conheço você e a Edi há tão pouco tempo mas já moram no meu coração. A sua opnião é muito importante para mim. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Meire, que maravilha essa postagem,é tão legal ver o desenvolvimento de uma planta mostrada dessa forma, com comentário gostoso de se ler e ainda passando um ensinamento. Parabéns pelas plantas, pela paciência e pelo amor por elas. A Loddigesii quando adquiriu deu para ver que estava muito desidratada,uma planta judiada e você simplesmente "salvou". Parabéns pela postagem! bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Meire, parabéns pela excelente postagem e pelo cultivo exemplar. Com certeza, esta é uma virtude que preciso desenvolver. Admiro sua paciência e dedicação, achei ótimo acompanhar os estágios da evolução das mudinhas. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Edi e Sérgio, muito obrigada pelos comentários. Eu realmente gosto de comprar umas mudinhas, principalmente daquelas plantas que tem um preço elevado ainda. Quem sabe no ano que vem consigo dedicar uma postagem para o Sérgio, da LC Tropical Pointer Chetaah. E para você, minha querida amiga Edi Oliveira, vai demorar um pouco ainda, mas quando minha mudinha de Vanda sanderiana florir a postagem será dedicada à você. Beijão para os dois!!

    ResponderExcluir
  6. Legal Meire,a paciência também é um dom a ser cultivado, parabéns, bjs

    ResponderExcluir
  7. Com certeza, obrigada pela visita Edileine! Bj.

    ResponderExcluir